Desde muito cedo o Pentacampeão Ricardinho praticou futsal na capital Paranaense. É inegável que ao longo destes anos, muitas experiências e valores determinantes em sua vida o tornaram um cidadão e atleta renomado internacionalmente. O Projeto Maestro da Bola nasceu para trazer a experiência do desporto/paradesporto coletivo aos públicos com menos oportunidade, transformando a vida de seus beneficiados e ajudando a construir uma melhor sociedade .
Os valores do projeto foram pautados pelos aprendizados do esporte:
- Educação. O desenvolvimento esportivo está diretamente aliado ao fator educacional como disciplina, concentração, capacidade de memorização e raciocínio rápido. O autocontrole, controle dos demais, respeito às regras, aos pais, professores, treinadores, colegas estão dentro deste contexto.
- Equidade/Igualdade. Independente de opção sexual, credo, raça, condição física, condição financeira, todos deverão receber tratamentos iguais
- Respeito. Em todo o mundo, o esporte busca uma sociedade sem discriminação e respeitosa. Não somente entre atletas, mas entre equipes, árbitros e países. Este será um dos valores mais latentes do projeto.
- Trabalho em Equipe. Em um mundo cada vez mais egoísta, um projeto que foca o coletivo, o trabalho de todos em pró de resultados, fomenta a importância de conviver em sociedade, no qual todos precisam e devem ajudar uns aos outros.
- “O esporte é muito mais que uma atividade física; é uma ferramenta que auxilia na educação e na formação do caráter do ser humano. Com este projeto, queremos oferecer oportunidades de terem melhor qualidade de vida e a expectativa de um futuro melhor. É uma maneira de devolver à comunidade um pouco do muito que o esporte me proporcionou”, finaliza Ricardinho.